27.7 C
Paramirim
17 de abril de 2021
Início Sem categoria 19 de novembro: Dia da Bandeira - Por Irlando Oliveira

19 de novembro: Dia da Bandeira – Por Irlando Oliveira

* Por Irlando Oliveira

No Brasil, o dia 19 de novembro destina-se à comemoração do Dia da Bandeira, considerando o fato de ter sido esta a data, no ano de 1889, que a nossa bandeira foi adotada. Hoje, também, é o dia próprio para avaliarmos como esse nosso país tem andado em sentido contrário ao lema político positivista do filósofo francês Augusto Comte, insculpido em nossa flâmula, através do dístico “Ordem e Progresso”.

Passaram-se 127 anos desde a adoção da nossa insígnia e, apesar de todo o avanço da ciência e da tecnologia – aqui no Brasil e no mundo -, podemos inferir que a atual conjuntura não representa aquele anelo positivista, já que a ordem cedeu lugar à anarquia e à anomia, e o progresso ficou num estado de estagnação, culminando numa crise política e econômica sem precedentes. Aqueles que ocupam os locais de proeminência no cenário político carecem de exemplos dignificadores e basilares para alavancar qualquer tentativa de sentimento de ordem e de justiça. Em razão disso, o país perde credibilidade no cenário internacional, dificultando, por demais, os avanços para que consigamos o tão almejado Progresso.

Como tudo está fadado ao progresso – tanto dos mundos, quanto das pessoas -, os sinais de mudança são visíveis, a exemplo das Operações Lava Jato, Chequinho, dentre outras, através das quais houve a prisão de parlamentares, ex-Chefes do Executivo de Estado, e demais “autoridades”, dando-nos o entendimento de que aquilo que antes era impossível, agora é possível!

Como toda mudança no campo social demanda tempo – porque envolve hábitos e costumes -, deixemos o imediatismo de lado, já que muitas acontecerão e não as veremos; quiçá nossos descendentes! Mas é importante que aconteçam como forma de concorrer para que o referido dístico “Ordem e Progresso” possa valer, contribuindo para que tenhamos um Brasil Ordeiro e Progressista, de modo a termos orgulho do país em que vivemos e que tenhamos motivos, à saciedade, para comemorarmos o Dia da Bandeira!

____________________________________________

* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual Comandante da 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora

https://www.facebook.com/irlando.oliveira.33/posts/223527211410347

Luis Carlos Billhttps://focadoemvoce.com/
Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill) trabalha de forma amadora com fotografia e filmagem. Ele gerencia atualmente dois sites: um de notícias e um pessoal. Está presente nas redes sociais, como no Instagram e Facebook, e tem um canal no YouTube com uma variedade grande de vídeos referentes à região da Chapada Diamantina e do Sertão brasileiro. Sua formação profissional é a de Contador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique Conectado

5,996FãsCurtir
3,600SeguidoresSeguir
105,000InscritosInscrever

Anuncie Aqui

Anunciando sua marca, produto ou serviço nesta página você terá a garantia de visibilidade entre usuários qualificados. São mais de 15.000 usuários únicos e 200.000 visualizações mensais.

Mais Artigos