Plantando Árvores

No dia 6 de junho de 2007, a comunidade de Paramirim voltou-se a atenção para uma causa primordial que envolve todo o planeta Terra. Nessa data deu-se inicio ao projeto de reflorestamento das margens do Rio Paramirim. Foram pratadas, nesta primeira etapa, mais de 100 mudas de árvores nativas da região. Tem o apoio total da Prefeitura Municipal do município. Conta com o empenho de três órgãos públicos: EBDA, Asa Mil e Grupo Junhior.

O evento iniciou-se na Placa Érico Cardoso, ás 08h30min, com uma explanação sobre o “Efeito Estufa”, realizada pelo então coordenador do projeto, Joel. Na ocasião estiveram presentes os estudantes das escolas públicas, professores e diretores, autoridades e o povo em geral. A comitiva passou pela Avenida Dr. Aurélio Justiniano Rocha parando na Praça Castro Alves e de lá para o rio.

As primeiras mudas foram plantadas logo abaixo da Barragem Zabumbão. Todos os presentes ajudaram no plantio. Um acontecimento ecologicamente correto, com Educação Ambiental e tudo mais.

Na ocasião Joel deixou claro que os riachos que fazem parte da Bacia do Rio Paramirim também serão beneficiados. Citou o caso do Riacho do Catuaba, bastante degradado pelas mãos dos homens.

Esse é um típico ato que deveria ser copiado pelos municípios visinhos. Saber que a nossa maravilhosa Caatinga vem sendo explorada de forma cruel pelos seus próprios filhos, e saber que os órgãos competentes de nada fazem, faz pensar num futuro incerto. Porém, esse passo dado pela nossa cidade vem a ser como uma luz que depois de muito tempo escondida, aparece, e volta a brilhar.  

Nosso rio está raso, a erosão dos barrancos desprovidos de vegetação é a causa principal. A fauna, antes abundante, hoje dificilmente se ver. Essas árvores, que foram plantadas agora, em pouco tempo estarão produzindo o alimento e o abrigo necessário para pássaros e tantos outros animais.

No Orkut já faz algum tempo que criei uma comunidade onde o foque é o dever de plantar árvores. A comunidade se chama: “Plante uma Árvore”. Quem participa do Orkut e deseja fazer parte entre nesse link: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2985904

Espero que o projeto avance e que não fique pelo caminho. Quero daqui a alguns anos ver o resultado positivo dessa grande iniciativa. O Prefeito Silvio Humberto está de parabéns.

O Site www.focadoemvoce.com estará atento aos acontecimentos.

Luiz Carlos Bill                                                 Página Inicial.

2006-2014..... Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)..... © focadoemvoce.com