Visitantes Ilustres

Mais uma vez temos a honra de receber em nosso querido município uma excursão de estudantes e professores da cidade de Guabambi-Ba, especificamente, do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.
    Antes de expor esse acontecimento, farei um breve relato dos bens que nossa terra possui e que são desacreditados por sermos uma cidade que compõem o sertão ou por simples ignorância dos seus governantes.
    O fato é que a região que engloba Érico Cardoso e Paramirim, no passado fora unida, têm vastas riquezas naturais e se bem vistas culturais a serem exploradas pelo turismo (ecológico como cultural). Grande parte da história morreu, enquanto uma pequena sobra tenta sobreviver à custa de muitos sacrifícios por parte de alguns ilustres habitantes. Os casarões que nasceram e tiveram até o momento seu formato inicial preservado ora e outra cai para dar lugar a novos prédios. E pensar que temos vários loteamentos sendo abertos na parte oeste da cidade. Na serra, do povoado da Santana, existe uma magnífica obra da natureza, que segundo consta, só há outras duas pelo planeta Terra. A Lagoa e sua orla sequer recebem atenção por parte dos que a ela deveriam dispor; pois a imundície a sufoca, o fedor do esgoto que se lança no seu lago a asfixia, a falta de tratos com os coqueiros a expõe ao ridículo do descaso, estes perecem de sede, rente quem diria, a um lago. Nosso querido Rio sofre igual descuido ao da Lagoa, abandonado e surjo fica ao léu mostrando o quanto somos incompetentes em gerir nossa casa. Os Sítios Rupestres, obras dos antigos e primeiros habitantes desta região sofrem com a desconsideração dos vândalos que sequer sabe o valor daqueles painéis e dos políticos que fingem (ou são cegos) não conhecer tais valores.
    Entre tantos descasos e descuidos, ainda assim, no limiar dos dias somos agraciados por visitantes. Poderíamos está contando deliciosos frutos com esse que vem a ser um dos melhores remédios às cidades sem aptidão a agricultura e a indústria. Mas olhamos a tudo com vista míope. Enquanto Rio de Contas, uma cidade vizinha, lucra e vem sendo lembrada por sua história, nós, que temos em belezas naturais muito mais encantos do que o referido município, contudo seguimos acomodados apenas em observar o sucesso alheio sofrendo do desprezo da ignorância do nosso paco conhecimento.
    Bastaria para um melhor funcionamento um pouco de trabalho por parte dos órgãos municipais que recebem gordos benefícios para nada realizarem. Do que vale ter secretários se estes não dão a graça do seu suor por uma causa nobre. Mas fazer o quê? O mundo é dessa forma desde quando o macaco desejou pensar. Às vezes, ele usa a razão, nas outras tantas, apenas aplaude os que detêm um pouco de sucesso.
    Relatarei agora a passagem desses ilustres visitantes pelo nosso município. O grupo estava formado por mais de sessenta pessoas e teve como organizador Ney Araújo. Chegaram a Paramirim no sábado 31/06/2008, circularam por alguns pontos e a noite eles estiveram em um show no Parque de Vaquejada Luiz Barros. Na manhã seguinte, domingo, juntos nos dirigimos ao destino marcado, foi usado como condução, um ônibus. Viaje tranqüila, menos de quinze quilômetros. Receberam-nos bem o pessoal simples do Povoado da Santana. Muitas fotos e um pouco de aquecimento para encarar o carreiro serra a cima. No topo, elevam-se ao nível do mar 932 metros. O dia estava fresco soprando um ventinho que nos fazia arrepiar. A subida foi tranqüila, passou entre conversas, águas e um pouco de esforços e passos firmes. No auto, um pouco mais perto de Deus, quem tem coração sensível sente a graça do grande abraço da Mãe Natureza, este bem grandioso que fazemos parte ou mesmo somos parte. Olhando as pequeninas casas, árvores e estradas parecem a um cenário infantil, tudo em miniaturas a igualar a brinquedos. Ao lado da pedra ou mesmo sob a mesma uma única pergunta pairava sobre todos: “Quem havia erguido tamanha pedra?”. Houve um que tentou esclarecer esse mistério, mas acho que ele não foi muito feliz, não: “Um enorme guindaste”. Acredito mais nas forças naturais: vento, água e luz solar. Também não passa de mero palpite de um ignorante no assunto. Ney realizou alguns sorteios de brindes. Muitas fotos tiradas, lanches consumidos e havia ao nosso dispor o trajeto de retorno para vencer. Se antes a dificuldade era a pesada subida, agora era o fardo sobre os joelhos fruto da gravidade e do peso de cada corpo. Tudo ocorreu da melhor maneira possível. Ainda paramos para nos despedir do pessoal que nos receberam tão bem. Retornamos a sede do município, convictos de que aquele presente já estava para sempre incrustado na nossa memória. Futuramente, quando o mundo já não for mais o que habitamos, outra causa das grandes transformações, quem lembrar este passeio verá que foi bem melhor que ficar em casa dormindo sem ver a vida passar, e pior, sem usá-la da melhor forma, vivendo. À tarde, o grupo tinha como objetivo ir ao Rio, onde se encontra a Piscina e a Passagem Molhada, lá não pude estar e nada posso expor, mas pelo clima frio acredito não ter sido muito confortável. A partida estava prevista para dezoito horas.
    Quero agradecer em nome de todos do município de Paramirim a Ney Araújo por ter escolhido nossa querida terrinha como passeio a sua turma do Colégio Modelo e a todos que estiveram nessa jornada com ele. Fica aqui meu muito obrigado. Espero que no vindouro possamos nos juntar, novamente, para novos passeios. O convite foi feito. Querendo, as portas estarão sempre abertas. Desculpe pelas eventuais falhas. Um muito obrigado.
    Passeio realizado no dia 01/06/2008 na cidade de Paramirim Bahia, no Povoado da Santana, pelo Colégio Modelo de Guanambi.

Luiz Carlos M. Cardoso                                          Veja aqui as fotos.


Warning: include(../../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/guanambi2.php on line 40

Warning: include(../../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/guanambi2.php on line 40

Warning: include(): Failed opening '../../ano.txt' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.3/share/pear') in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/guanambi2.php on line 40