Focadoemvocê Entrevista

Osório dos AnjosPRONUNCIAMENTO DO VEREADOR OSÓRIO DOS ANJOS NA SESSÃO DE 27 DE FEVEREIRO 2010.

Exmº Senhor Presidente João Teixeira Ramos
Exmº 1º Secretário George Luis Magalhães Tanajura
Exmº 2º Secretário Orlando Flor e Silva
Senhores Vereadores, Funcionários desta Casa, Sociedade que se faz presente, saúdo a todos com a paz de Cristo Jesus que é suficiente para nossa vida.

Senhor Presidente, Senhores Vereadores, mais que prerrogativa é dever de todo vereador observar o que acontece em sua volta, auscultar os anseios e clamores da população primando pela eficiência, eficácia e dignidade que ávida pública requer.
Temos acompanhado Senhor Presidente o andamento da obra do esgotamento sanitário em nossa cidade, não só eu, como também o Vereador João de Almeida, e algumas questões tem nos preocupado. No inicio do mês, dirigimo-nos até a sede da Construtora Lucaia, empresa responsável pela construção do esgotamento sanitário em nossa cidade e conversamos com o Engenheiro Responsável pela obra Dr. Jiancarlo, e ali Senhor Presidente, Senhores Vereadores fizemos algumas colocações e colhemos alguns dados que julgamos de suma importância apresentá-los nesse momento, não só para que esta Casa tome conhecimento, mas, para que a mesma participe ativamente do que acontece, e tome a precauções necessárias.
RECUPERAÇÃO DAS RUAS – Sabemos senhores Vereadores que uma obra desse porte não se edifica sem mexer com a rotina da cidade, temos a consciência de que teríamos que conviver com buracos nas ruas, com transito complicado, lama e poeira, só que a situação chegou ao ponto do absurdo. A lama, a poeira, os buracos têm tomado conta da cidade por onde a Lucaia passa. É visível a falta de planejamento, a falta de controle de organização, não temos a condição de afirmar incompetência por faltar-nos o conhecimento técnico e ainda é muito cedo para tal;
RECUPERAÇÃO DAS CALÇADAS – temos observado em nossa cidade senhoras e senhores que as pessoas têm feito algum sacrifício para pavimentar sua calçada, alguns com lajotas outros até mesmo com granito com o objetivo de deixá-la mais bonita e arrumada. A construtora Lucaia Senhor Presidente tem quebrado a calçada com o objetivo de fazer a caixa de passagem do esgoto e, além senhor presidente de não deixá-la como encontrou coloca uma roda de concreto de péssimo gosto que esteticamente detona com qualquer calçada. A Construtora Lucaia Senhor Presidente não esta fazendo nenhum favor para a população de Paramirim, ela está aqui ganhando dinheiro e suponho que assim seja, pois a obra esta orçada em quase dez milhões de reais. Então Senhores Vereadores esta casa não pode estar ausente dessa luta;
DEVOLUÇÃO DOS RESÍDUOS AO RIO PARAMIRIM – Em conversa Senhores Vereadores com o Engenheiro Dr. JianCarlo, o mesmo nos informou que será devolvido ao rio depois de tratado esgoto numa vazão de 48 litros por segundo, é muito liquido senhoras e senhores, serão 2.880 litros por minuto, serão 172.800 litros por hora e 4.147.200 litros por dia, é muita água, e se a mesma não estiver tratada corremos o risco de ter no local a partir do despejo uma fossa gigante rio abaixo. Creio totalmente que é possível tratar o esgoto e o mesmo ser devolvido sem nenhum dano ao rio, mas, é necessário esta Casa estar alerta, ainda porque senhor Presidente, como diz o Vereador George “o vereador e o pára-choque da sociedade, podemos estar sendo culpado daquilo que não temos culpa. Lembro-me que um tio de minha esposa fez a indagação de que o rio da ponte para baixo estava perdido, eu o contrariei dizendo que é possível tratar o esgoto e que o rio não sofreria nenhum dano, ele me disse “e o rio Tietê?”eu calei a minha boca.
TAXA DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO – Outro aspecto que nos preocupa é a cobrança da taxa de esgoto. A percentual de 80% por cento é muito alta, vivemos numa cidade onde o emprego é escasso a renda é pequena esta casa tem a oportunidade de controlar e discutir o preço da taxa de esgoto caso crie um estatal. É preciso Senhor Presidente que abramos o debate sobre o tema, ainda da tempo.
Demais senhor Presidente é agradecer a Deus pela oportunidade que nos concede de retornarmos a esta casa para desempenhar o nosso papel, cumprirmos o mandato que nos foi confiado na última eleição. Que Ele próprio Deus, seja a luz para iluminar o nosso caminho, que Ele possa tornar o nosso coração sensível para decidir e trabalhar com mais amor, que possa ser a inspiração para nossa mente para que de forma racional desempenhamos o mandato a nós confiado.
Muito obrigado Senhor Presidente.

Osório dos Anjos

Documento enviado ao Gerente da Construtora Lucaia



                                                                                                     Página Inicial