CAPÍTULO I

 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º - O Campeonato Municipal de Futebol (1ª Divisão) – Edição 2010, será promovido e organizado pela Secretaria de Esportes e Departamento de Esportes e Lazer, na conformidade do disposto neste regulamento.

Art. 2º - Participarão do Campeonato 07 (sete) equipes do Município de Paramirim, as quais são: (SÃO JOSÉ, SÃO CAETANO, VILA NOVA, CARAÍBAS, ESTRELA VERMELHA, BAHIA, TABUA) e que sejam devidamente filiadas à Secretaria de Esportes, através de ata de fundação registrada no Fórum desta Cidade.

Parágrafo 1º - A adesão ao presente regulamento se efetivará automaticamente através da inscrição das equipes no Campeonato.

Parágrafo 2º - Não poderão participar do Campeonato os atletas que estiverem cumprindo pena disciplinar aplicada pela Comissão disciplinar Desportiva ou pela Secretaria de Esportes.

Art.  3º - O Campeonato será realizado nas datas e horários determinados pela Secretaria de Esportes.

Art. 4º- A Equipe Campeã fará jus a um Troféu, prêmio  em dinheiro no valor de R$1.000,00 (hum mil reais) e medalhas para os seus integrantes.  A Equipe Vice-Campeã, a um Troféu, prêmio em dinheiro no valor de R$500,00 (quinhentos reais) e medalhas para os seus integrantes, ambos de cessão definitiva. Ao Artilheiro do Campeonato e ao melhor goleiro, um troféu para cada.

Art . 5º - Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal João Tanajura,

Art.  -  O Campeonato Municipal de Futebol 2010 será regido pelos seguintes Órgãos:

A)       Secretaria de Esportes, Juventude e Inclusão Racial;

B)       Departamento de Esportes e Lazer;

C)       Comissão de Arbitragem;

D)       Comissão Disciplinar Desportiva (C.D.D).

 

CAPÍTULO II

 

DO SISTEMA DE DISPUTA

 

Art. 7º - O Campeonato será disputado por 07 (sete) equipes do Município de Paramirim e regularizadas perante a Secretaria de Esportes, distribuídas em um único grupo.

Art. 8º - Na 1ª fase, as equipes jogarão entre si, classificando-se para a 2ª Fase as 04 (quatro) primeiras colocadas,

Art. 9º - No caso de igualdade em pontos ganhos, na fase preliminar, entre duas ou mais Equipes em quaisquer colocações, serão observados os seguintes critérios de desempate:

a) Maior número de vitórias;

b) Maior saldo de gols;

c) Maior número de gols marcados;

d) Menor número de gols sofridos;

e) confronto direto;

f)  Menor número de cartões vermelhos;

g) Menor número de cartões amarelos;

i)  Sorteio;

Art. 10º - A 2ª fase do Campeonato será disputada entre as 04 (quatro) equipes, que tenham obtido Classificação na 1ª fase, onde jogarão: 1ª colocada x 4ª colocada e 2ª colocada x 3ª colocada.

PARÁGRAFO ÚNICO: As equipes classificadas em 1º e 2º lugares jogarão pelo empate em seus jogos.

Art. 11º - A 3ª fase(fase final) da Competição, será disputada entre as duas equipes  classificadas na 2ª fase, em dois jogos.

PARÁGRAFO 1º: A equipe que obtiver maio número de pontos ganhos na Competição,ou em caso de empate entre ambas, definido pelos critérios de desempate, art.8º, jogará com a vantagem do empate nos dois jogos ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo placar para ser campeã.

PARÁGRAFO 2º:  A equipe que obtiver uma vitória com maior número de gols marcados, será considerada Campeã da Competição.Ex: vitória por 2x1 e derrota por 1x0.

Art. 12º - O Campeonato, nas suas diversas fases será regido, para efeito de Classificação das Equipes, pelo sistema de pontos ganhos, observando-se os seguintes critérios:

A) Por vitória, 03 (três) pontos ganhos;

B) Por empate, 01 (um) ponto ganho.

Art. 13º - A Secretaria de Esportes e Departamento de Esportes e Lazer expedirão as instruções complementares que se fizerem necessárias à boa execução deste regulamento.

 

CAPÍTULO III

 

DA INSCRIÇÃO DOS ATLETAS

 

Art. 14º- Só poderão participar do Campeonato os atletas que forem previamente inscritos por sua Equipe, no limite máximo de 20 (vinte) atletas sendo que a inscrição inicial deverá relacionar o mínimo de 16 (dezesseis) atletas.

Art. 15º - O pedido de inscrição será acompanhado de relação nominal dos jogadores.

Parágrafo 1º - O pedido inicial será protocolado na Secretaria de Esportes até o dia 16 de agosto de 2010 ,devendo nele constar um número mínimo de 16 (dezesseis) atletas.

Parágrafo 2º - A comunicação posterior de inscrição de atletas obedecerá à mesma formalidade exigida para inscrição inicial e deverá ser feita por escrito, impreterivelmente até o final da 1ª fase.

Art. 16º- O atleta inscrito no Campeonato por uma Equipe, não poderá inscrever-se por outra participante da 1ª e 2ª Divisão, após o seu início.

Parágrafo 1º - Caso um mesmo atleta tenha solicitado inscrição por 02 (duas) Equipes diferentes, este poderá ficar impedido de participar do Campeonato.

Parágrafo 2º -  As equipes poderão durante o Campeonato, com 48 horas de antecedência do seu jogo, solicitar o pedido de inscrição para qualquer atleta da categoria de base(sub-17), quando houver contusão grave ou viagem do Atleta da Equipe principal, necessitando para isso,no caso de contusão, da apresentação de atestado Médico. Os Atletas substituídos serão excluídos do Campeonato.

Art.17º-  Poderão participar do Campeonato Atletas Residentes a no mínimo 90 dias no Município de Paramirim ou que tenham domicílio Eleitoral. Também poderão participar 04(quatro) atletas de outro Município, sendo que apenas 03(três) poderão permanecer em campo.Para a entrada do quarto Atleta em campo é necessário que um deles seja substituído.

Art. 18º- Para a inscrição dos atletas, os mesmos devem preencher e assinar a ficha de inscrição, apresentar Xerox do documento de identidade que tenha foto e Xerox do comprovante de residência ou título de Eleitor. Para os atletas de outro Município, os mesmos devem anexar à ficha de inscrição apenas a Xerox do documento de identidade que contenha foto.

 

CAPÍTULO IV

 

DA PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES

 

Art.19º-  As equipes poderão ser compostas pelos seguintes Membros:

A)       Presidente;

B)       Técnico;

C)       Aux.Técnico (só permanece no banco de reservas na falta do técnico);

D)       Preparador físico;

E)        Médico (a critério de cada equipe);

F)        Roupeiro( Não permanece no banco de reservas);

G)       Atletas: Somente os que tiverem sido relacionados em súmula, e que não estejam cumprindo nenhum tipo de pena imposta pela C.D.D. ou Comissão organizadora.

Art.20º- O número de substituições para cada equipe será de no máximo 05(cinco), incluindo o goleiro.

Art.21º-Terão condição regular de jogo, os atletas que se apresentarem uniformizadas com chuteiras, calções e meias com predominância de cores.

       PARÁGRAFO ÚNICO: É expressamente proibido os atletas participarem do jogo portando objetos extra futebol, tais como: relógios,correntes,pircens,brincos, engessados ou com talas que possam trazer riscos aos demais.Obs: Anéis será permitido somente aliança, sem pingentes pontiagudos.

Art.22º- Nenhuma equipe poderá iniciar o jogo com menos de 11(onze) atletas, ocorrendo este fato e alguma das equipes der causa à interrupção do seu jogo, por insuficiência técnica, a equipe adversária será declarada vencedora da partida  por (w.o)aplicando-se quanto ao escore 1x0(um a zero) e para efeito de classificação, todos os jogos realizados ou ainda por realizar pela equipe infratora terão o placar de 1x0. Para artilharia, os gols sofridos permanecerão.

 

Art.23º- Se durante uma partida uma equipe ficar reduzida a menos de 07(sete) atletas em campo, o Árbitro deverá aguardar, por pelo menos 15(quinze) minutos, a solução dos problemas que derem à interrupção da mesma e se tal não acontecer, determinará seu encerramento, adotando-se os seguintes critérios:

1- Se a interrupção for por falta de segurança ou conflitos graves e seja causada por culpa de uma das equipes, ela será considerada perdedora pela contagem de 1x0(um a zero), na hipótese de empate ou de estar vencendo a partida; O resultado do marcador será mantido caso a equipe culpada esteja perdendo;

2-  As duas equipes serão consideradas perdedoras pala contagem de 1x0(um a zero) se ambas forem responsáveis pelo encerramento antecipado da partida.

3-  Se a não realização da partida se der por mau estado do gramado ou por insuficiência técnica durante o jogo, uma nova partida será disputada em data e horário estipulado pela Comissão Organizadora do Campeonato, se:

a) A interrupção ocorrer, caso hajam sido disputados 70(setenta) minutos ou mais de jogo , a mesma será encerrada, mantendo o resultado do marcador.

b) A interrupção ocorrer antes dos 70(setenta) minutos, a mesma deverá ser remarcada, em data e horário marcado pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art.24º- No caso de suspensão ou interrupção definitiva da partida, poderão participar da nova partida os atletas com condições legais de jogo e que não estejam cumprindo penalidade disciplinar.

Art.25º-  Em qualquer das hipóteses, o Árbitro deverá relatar ou justificar claramente em seu relatório os fatos que ensejaram a decisão tomada.

Art.26º-  As equipes não poderão usar no dia do seu jogo uniforme com propaganda de pessoa física.

Art.27º-  Serão observados a tolerância máxima de 15(quinze)minutos para o início do jogo, observado e válido somente pelo relógio do Árbitro designado para o jogo.

Art.28º-  O não comparecimento das equipes no local de jogo ,no horário  estabelecido na tabela de jogos,sem uma justificativa condizente junto a Secretaria de Esportes, com antecedência de 24 horas, as equipes infratoras serão punidas com :

a)  Perda automática dos pontos em disputa;

b)  A equipe infratora será citada em relatório que posteriormente será encaminhada a C.D.D. para as devidas análises.

PARÁGRAFO 1º-  O não comparecimento da equipe será considerado(W.O)e a equipe presente receberá 03 (três) pontos e um gol de saldo e se necessário aplicar-se-á o contido no Art.22º.

PARÁGRAFO 2º-  Caso uma equipe, após o início da partida ,provoque o cai-cai ou abandone o campo,será considerado 03(três) pontos ganhos a outra equipe e 01(um) gol de saldo,caso esteja vencendo o jogo, mas se estiver perdendo permanece o resultado dos gols do jogo.

Art.29º-  A equipe que causar o W.O, estará automaticamente eliminada do Campeonato, e seus Dirigentes, Técnicos, Auxiliares e Atletas não presentes no local de jogo e não relacionados em súmula serão de imediato punidos de participarem do Campeonato em 2011. Só quem apresentar justificativa plausível, com provas, será absolvido.

Art.30º-  O Atleta só terá condições legais de jogo, caso se apresente ao quarto Árbitro antes da saída de bola no primeiro período, mesmo sem estar uniformizado, devendo para isso assinar a súmula.

Art.31º-  Após o início da partida não será permitido que nenhum atleta ou Membro da Diretoria da Equipe se apresente para compor o banco de reservas, somente o massagista poderá fazê-lo.

Art.32º-  As equipes que utilizarem Atletas irregulares em qualquer partida válida pelo Campeonato será punida com:

a)  Perda automática dos pontos ganhos na partida e um gol de saldo para a equipe adversária, em caso de vitória;

b)  Em caso de empate, a equipe adversária ganhará 03(três) pontos e um gol de saldo;   

c)  O atleta que estiver irregular será eliminado da Competição e ficará impossibilitado de jogar no Campeonato de 2011;

d)  A equipe será punida com a perda da sua porcentagem na renda do jogo para a Comissão Organizadora do Campeonato.

 

CAPÍTULO V

 

DA ARBITRAGEM

 

 

Art.33 º - A indicação dos árbitros e seus assistentes serão feitas exclusivamente pela Comissão de Arbitragem .

Parágrafo 1º - A apresentação do árbitro e assistentes designados para a partida no campo de jogo será impreterivelmente até o horário marcado para o seu início, devendo os mesmos se necessário, aguardar até 15(quinze) minutos para a presença das duas equipes em campo. Após este prazo e caso alguma das equipes ou ambas não se apresentem, deverão dar por encerrada a partida e anotar em súmula o ocorrido para as devidas providências .

Art.34º- O Árbitro principal e seus assistentes serão obrigados antes do início de cada jogo, verificarem se todos os atletas estão uniformizados de acordo com o art.21º.

Art.35º-  O Árbitro e seus Assistentes obrigatoriamente deverão ter conhecimento dos artigos 19º.20º,21º,22º,23º,24º,25º,26º,27º,30º e 31º deste Regulamento.

 

 

 

 

CAPÍTULO VI

 

DA COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Art.36º-  Compete:

A)       Cumprir e fazer cumprir o presente Regulamento.

B)       Elaborar a forma de disputa, tabela de jogos, e em caso de cancelamento de jogos, suspensão, alteração nas rodadas, datas e horários, a comissão Organizadora será responsável pelas informações repassadas às equipes.

C)       Receber as fichas de inscrição, avaliar, processar e aprovar de acordo com o regulamento do Campeonato.

D)       Dirimir sobre as dúvidas existentes no Campeonato e constantes do Regulamento.

E)        Nomear o Presidente da Comissão Disciplinar Desportiva.

 

 

CAPÍTULO VII

 

DA COMISSÃO DISCIPLINAR

 

Art.37º-  Compete:

A)       Os Dirigentes, Técnicos, Auxiliares e atletas que constarem na ficha de inscrição das equipes, reconhecem e concordam que serão aplicadas medidas disciplinares pela C.D.D. do Campeonato, conforme as disposições previstas neste Regulamento, como única e definitiva instância para as questões que venham a surgir no decorrer do Campeonato, entre eles ou entre torcedores, Comissão Organizadora, Árbitros, assistentes e funcionários do Estádio.

B)       A Comissão Disciplinar Desportiva(C.D.D) será formada por membros indicados pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art.38º-  Os deveres dos membros da C.D.D. são os seguintes:

A)       Apreciar os relatórios elaborados pelo Árbitro principal, seus assistentes e membros da Comissão Organizadora.

B)       Analisar as infrações disciplinares cometidas pelos Dirigentes das equipes, Técnicos,Auxiliares e Atletas para as devidas providências.

Art.39º-   As penas serão aplicadas às pessoas de responsabilidade definidas, pertencentes as equipes inscritas no Campeonato e tenham cometido as seguintes infrações:

A)       Promover desordem durante os jogos ou durante o Campeonato, tanto na parte interna como externa, mesmo que o jogo já tenha sido encerrado.

B)       Incentivar Torcedores, Dirigentes, Técnicos, Auxiliares e Atletas a prática da violência e incentivar ao desrespeito as autoridades e adversários.

C)       Atirar qualquer tipo de objeto no adversário, Membros da Comissão Organizadora, Árbitros, Assistentes e funcionários do Estádio, dentro ou fora dos locais dos jogos.

D)       Depredar de qualquer forma as instalações do local onde serão realizados os jogos.

E)        Apresentarem protestos descabidos e/ou injuriosos ou criticar destrutivamente a qualquer Membro responsável pela Organização do Campeonato.

F)        Agredir fisicamente ou verbalmente Dirigentes, Técnicos, Atletas, árbitros,Auxiliares ou qualquer Membro responsável pela Organização do Campeonato.

 PARÁGRAFO ÚNICO:A Comissão Disciplinar Desportiva é soberana em suas deliberações, não podendo haver protesto ou veto algum em seus julgamentos, sendo formada pelos seguintes Membros: Presidente, Relator, Secretário, Suplentes.

 

 

CAPÍTULO VIII

 

DOS PROTESTOS E RECURSOS

 

Art.40º- Os relatórios de protesto ou recursos só serão aceitos na seguinte condição e forma:

A)  As equipes que entrarem com relatórios ou recursos de protestos, terão o prazo de 48 horas, após o encerramento da partida para protocolarem os protestos ou recursos junto ao Departamento de Esportes e Lazer.

B)  Nenhum recurso impedirá a continuidade do Campeonato, ficando a sua homologação pendente a julgamento.

C)  Os ofícios de protestos, recursos só serão aceitos quando feito por escrito , datilografado ou digitado  e pelas partes envolvidas.

D)  As equipes deverão apresentar as provas geradoras do recurso anexando juntamente no próprio protesto ou recurso.

E)  Após a análise dos Membros da Comissão Disciplinar Desportiva dos protestos ou recursos , os acusados serão citados e comunicados, se for necessário terão os mesmos o prazo de 48 h para apresentarem as duas defesas, através de documentos ou pessoalmente com dia e horário a ser definido.

F)  As equipes participantes do Campeonato que recorrerem a Justiça Comum, serão desligadas automaticamente da Competição, e todos aqueles que tenham seus nomes relacionados na ficha de inscrição, estarão sujeito a julgamento pela C.D.D.

 

CAPÍTULO IX

 

DAS APENAÇÕES

 

Art.41º-  Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão e impossibilitado de participar do jogo subseqüente os atletas, Técnicos e auxiliares, se no decorrer do Campeonato forem punidos com:

A)  (01) Um cartão vermelho________________Expulsão

B)  (03) Três cartões amarelos_______________Suspensão

C) Ou aqueles que forem punidos pela C.D.D.

Art.42º-  Após o término da fase classificatória(1ª fase), os cartões amarelos aplicados serão eliminados, mas o vermelho será mantido para cumprir a suspensão.

Art.43º-  Se no mesmo jogo o Atleta tiver sido punido com o terceiro cartão amarelo e no decorrer da partida receber o cartão vermelho, o mesmo será obrigado a cumprir a suspensão automática de 02(dois) jogos, ou pena imposta pela J.D.D.

Art.44º-  A aplicação da suspensão é automática e independe dos resultados de julgamento a que estejam submetidos os infratores.

 

 Art.45º-  A quantidade de cartões aplicados, independe de comunicação oficial dos organizadores do Campeonato, sendo de inteira responsabilidade o seu controle dos Dirigentes das equipes.

 

 

CAPÍTULO X

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art.46º - A expedição e venda de ingressos para os jogos do Campeonato serão de responsabilidade da Secretaria de Esportes e Departamento de Esportes e Lazer, bem como, a prestação de contas através de borderô divulgadas no mural da Secretaria de Esportes e no site WWW.focadoemvoce.com.

 

Art.47º - O acesso das autoridades ao Estádio dar-se-á mediante apresentação de credencial expedida pela Secretaria de Esportes, salvo nos casos em que o direito ao ingresso decorra de lei, ou seja, Idosos acima de sessenta anos de idade e crianças até de 10 anos de idade.

Art.48º - Em todo o Campeonato à arrecadação de bilheteria do Estádio será da seguinte forma:

 

RENDA BRUTA (-) DESPESAS DO ESTÁDIO (PORTARIA/BILHETERIA/SERVIÇOS GERAIS)=RENDA LÍQUIDA.

SECRETARIA DE ESPORTES = 20% DA RENDA LÍQUIDA

EQUIPE “A”                          = 40% DA RENDA LÍQUIDA

EQUIPE “B”                          = 40% DA RENDA LÍQUIDA

 

Art.49º-  Os Atletas que forem convocados para treinamento e jogos da Seleção de Paramirim e não comparecerem nos dias determinados, serão desligados do Campeonato em curso e não poderão participar de nenhuma atividade organizada pela Secretaria de Esportes, sendo também impossibilitado de participar do Campeonato em 2011.

Art.50º- A rodada cancelada por algum motivo, será realizada na sequência , portanto não ficando rodada atrasada.

Art.51º - O presente regulamento foi aprovado pela Comissão Organizadora do Campeonato, a qual resolverá os casos omissos que possam surgir.

 

 

Paramirim, 20 de julho de 2010.

 

 

Anselmo Barbosa Caires

Secretário de Esportes

 

Robson Antonio Magalhães Fraga

Chefe de Departamento de Esportes

 

Antonio Carlos Medrado da Silva

Departamento Técnico