Rio São Francisco

Velho Chico O Rio São Francisco, popularmente, chamado de Velho Chico, nasce na Serra da Canastra, no oeste de Minas Gerais, na cidade de Piumi, a uma altura aproximada de 1200 metros acima do nível do mar. Seu leito corre por cinco estados antes de desaguar no Oceano Atlântico: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoa e Sergipe. O comprimento é de 2830 km. A área da bacia fica em torno de 641.000 km2.
Foi descoberto em 4 de outubro de 1501, pelo navegador genovês Américo Vespúcio e André Gonçalves. Quando eles chegaram os índios chamava o rio de “Opará”, o que quer dizer “rio-mar”. Recebeu o nome de São Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
Velho ChicoO Velho Chico ganhou no decorrer dos anos enormes barragens onde a maior utilidade é a obtenção de eletricidade, a energia obtida abastece todo o Nordeste e uma parte de Minas Gerais: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Xingó, Luiz Gonzaga (Itaparica).
O desmatamento das margens, o garimpo, a poluição e a agricultura vêm assoreando o leito do rio em décadas de descasos.
Ele oferece condições para a navegação. A agricultura é feita nas proximidades das margens. Nas suas águas habitam várias espécies de peixes. É constituído de médio e baixo São Francisco, o médio começa em Pirapora-MG e vai até Juazeiro-BA e Petrolina-PE; o baixo inicia-se em Juazeiro-BA e termina na cidade Piranhas-AL e o Atlântico.
Seus principais afluentes: Rio Abaeté, Rio Carinhanha, Rio Corrente, Rio Grande, Rio Jequitaí, Rio Paraopeba, Rio Paracatu, Rio das Velhas, Rio Verde Grande, Rio Urucuia.
O São Francisco para o Nordestino vem a ser uma dádiva de Deus. O que seria do Nordeste e do Brasil sem o rio que é o terceiro maior da nossa nação? Ele vem aguentado décadas de abandono e maus tratos. À hora agora é de revitalizar esse corpo combalido por diversas agressões. Chega de tanta destruição, o momento agora é de união, educação e preservação. Salve o Velho Chico.

Preserve a Natureza

Página Inicial.
Velho chico

2006-2014..... Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)..... © focadoemvoce.com