Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa um caso de fé, romaria e devoção. Há mais de 300 anos, acontece nesta cidade do Oeste Baiano, uma grande festa em homenagem ao Bom Jesus. Na medida em que o tempo vai passando os festejos ganha maior numero de devotos, a cidade se prepara para acomodar seus ilustres visitantes e o comercio cresce assustadoramente. A Bom Jesus da LapaCapital Baiana da Fé chama-se, Bom Jesus da Lapa.
Tudo começou pelo meado do século XVII, mas precisamente com a chegada de um português à Salvador. Esse estrangeiro, de nome Francisco de Mendonça Mar, tinha como profissão a arte de pintar, também comercializava artefatos a base de ouro. Na capital baiana trabalhou na construção do Palácio do Governador Geral; ao terminar a empreitada, Mendonça e os escravos que o ajudara foram encarcerados. Na ocasião da sua captura sofreu muitas humilhações, de insultos a lesões corporais.
Em 1689, um ano após sua prisão, Mendonça assiste a pregação do Padre Jesuíta Antônio Vieira. As palavras do Padre penetraram a fundo no seu coração abalado pelos últimos Bom Jesus da Lapa acontecimentos. Nos sermões de Vieira soava a trágica historia que se deu ao fim da jornada de Jesus. Foi como um encanto, a vida do português jamais seria a mesma. Distribui tudo que tinha com a criadagem, abraçou uma imagem do Bom Jesus e uma estatueta de Nossa Senhora e adentrou no sertão. Queria um lugar para meditações, longe da cidade, onde pudesse tirar suas conclusões a respeito da vida do Cristo. Deixou um mundo confortável e sem sentido para trás, na esperança deBom Jesus da Lapa encontrar respostas; trocou a pujança, por uma existência solitária e cheia de dificuldades. Levava, porém, a imagem do Senhor Bom Jesus e da Mãe Soledade, nome que passou a chamar a estatueta de Nossa Senhora. Sem temer o desconhecido, adentrou pela caatinga, protegido pelas duas imagens.
Caminhou por mais de 1000 km, sabe-se lá por quantos dias. O certo é que certa noite, cansado, deixou-se descansarBom Jesus da Lapa encostado a um tronco de uma árvore qualquer. Dormiu, e viu levado em sonho para um lugar lindo, nesse local havia uma montanha, no subterrâneo alguns túneis, fora passava um gigantesco rio. Antes do despertar escutou alguém dizer: “Olha, este é o lugar a que tanto procuras”. Acordou com o sonho gravado em sua mente, sabia o que teria de encontrar, contudo sequer poderia imaginar o rumo desse lugar. Pegou a imagem e a estatueta e seguiu ao desconhecido.
Bom Jesus da LapaJá em 1691, Mendonça chega à margem do lendário Rio São Francisco. Nota naquela terra plana uma elevação, sente que achara o que buscava. Ao aproximar, relembra do ocorrido, ver que tudo aquilo não seria obra do acaso, pois a serra era igualzinha a do sonho. Entra na gruta com a imagem do Bom Jesus e a da Mãe Soledade. Acomoda-os em partes da gruta e dorme. Havia encontrado seu novo lar.
Com o passar dos tempos ele serviu de médico, atendia aos viajantes do São Francisco que aventuravam na busca do ouro, os TapuiasBom Jesus da Lapa(índios da região) e mendigos encontrados nas intermediações. Sua fama junto com a da gruta cresceram. Em 1702 foi chamado a Salvador pelo bispo Dom Sebastião. Estudou três anos para se tornar sacerdote. Nesta fase da vida havia trocado do nome o Mendonça por Soledade, era chamado de Francisco da Soledade Mar. Regressou a Lapa e viveu o restante da vida na terra em que tanto amava, faleceu em 1722.
Os romeiros, devotos do Bom Jesus, carregam consigo histórias de curas, Bom Jesus da Lapa pedidos e pagamentos de promessas. Essa gente, na maioria donas de poucas posses, vão todos os anos do jeito queBom Jesus da Lapa der: encima dos paus-de-arara (veiculo imortalizado dos romeiros), de pé, sobre animal, dormem em barracas, ou nem dormem, levados exclusivamente por um único propósito, a fé. Muitos tornam sua ida um ato de penitência, outros por curiosidade e mais um tanto puro passeio.
A primeira data comemorativa se encontra no mês de agosto, precisamente no dia 6. Neste dia a Igreja Católica comemora a transfiguração de Jesus aos seus apóstolos antes da ida para a Jerusalém.Bom Jesus da Lapa A outra data é o 15 de setembro, dia em que homenageia Nossa Senhora da Soledade. O movimento de romeiros na cidade dura o ano todo, nas datas mencionadas, contudo, tem seu numero aumentado na casa dos milhares.
A cidade de Bom Jesus da Lapa encontra-se situada na margem esquerda do Rio São Francisco, no oeste do estado da Bahia. Está a uma altura de 429 metros acima do nível do mar. Sua distancia à Salvador é de 902 quilômetros.
Bom Jesus da Lapa ao longo desses últimos anos sofreu algumas modificações, visando, além da beleza da cidade, um melhor acolhimento dos seus ilustres visitantes.
Nos dias que seguem os festejos uma curiosidade são os camelôs que vindo de varias partes do Brasil vendem de tudo a um preso abaixo do mercado. São tantas as barracas e gente que fica difícil até de se andar.
Participe dos festejos da cidade de Bom Jesus da Lapa. Conheça suas inúmeras grutas, o Rio São Francisco, os romeiros, o povo local, a história, à Bahia.

Fotos da Romaria a Bom Jesus da Lapa

Romaria a Bom Jesus da Lapa 2007

Fotos da Romaria 2007

Vídeo da Romaria 2007

Por: Luiz Carlos Bill                       Página Principal
2006-2014..... Luiz Carlos M. Cardoso (Bill)..... © focadoemvoce.com