BLOG / LUIZ CARLOS BILL                                                                   PARAMIRIM - BAHIA

Método das Partidas Dobradas.

Publicado em: 28 de Outubro de 2009
    Para cada crédito haverá um debito equivalente em uma ou mais contas.
Ex: Se você debitou 100 reais na conta Caixa, essa quantia saiu de algum outro lugar, muitas são as contas que creditada poderia auferir o tal valor. Digamos que a empresa contraiu um empréstimo. Credita 100 reais na conta Empréstimo e debita 100 reais na conta Caixa. Poderia o mesmo 100 reais ter sido debitado em mais de uma conta, por exemplo: 50 reais na conta Caixa e 50 reais na conta Banco.
Uma maneira fácil para se usar esse método é servindo dos razonete ou razonete em T. De um lado fazemos os lançamentos dos débitos e do outro dos créditos. No lado esquerdo debitam-se os valores, no direito creditam-se. Ao final faz a subtração dos valores, crédito menos débitos, se o débito for maior a conta terá saldo devedor, se for o crédito maior terá saldo credor, se for igual terá o saldo nulo.

                                   Partida Dobrada

    Temos três tipos de contas: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
    Para o Ativo, ao debitar ocasionará um aumento, se creditar ocasionará uma decréscimo (diminuição). Se eu tinha um saldo de 100 e debitei 50 passei a ter 150; se eu tinha 100 creditei 50 passei a ter 50.

                                   Ativo

    Para o Passivo acontece o contrário, débito diminui, enquanto crédito aumenta o saldo. Se eu tinha um saldo credor de 100 e creditei 50 eu terei um saldo credor de 150; se eu tinha um saldo credor de 100 e debitei 50 passei a ter um saldo credor de 50.

                                   Passivo

    O Patrimônio Líquido está do mesmo lado do Passivo, por isso segue a mesma regra. Credita-se para aumentar e debita-se para diminuir. Se você tem 100 e vai aumentar a conta para 150 deve-se creditar 50, se tem 100 e vai diminuir para 50 deve-se debitar 50.

                                   Patrimônio Líquido



    Obrigado pela sua atenção.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso.



Sobre o Autor

Luiz Carlos M. Cardoso
Estudante de Ciências Contábeis.
Deixo aqui alguns textos frutos dos meus estudos.
Felicidades

Visite os Sites:
Índice:


Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/partidadobrada.php on line 131

Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/partidadobrada.php on line 131

Warning: include(): Failed opening '../ano.txt' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.3/share/pear') in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/partidadobrada.php on line 131