BLOG / LUIZ CARLOS BILL                                                                   PARAMIRIM - BAHIA

Estado - Liberal - Social - Socialista

Publicado em: 11 de Agosto de 2008

    Estado se faz por um território, onde se encontra um povo governado por um líder que tem como respaldo uma constituição. Ele é reconhecido globalmente, assim pode firmar através da sua soberania contratos com outros estados. Tem poder para administrar e gerir meios em favor da coletividade, podendo usar a força para alcançar seus objetivos.
    A forma de Estado existente hoje é o fruto de uma lenta evolução. No passado os reinados não tinham uma norma que os ligassem a prosperidade, morto o rei o império logo se dissolvia como herança nas mãos dos herdeiros. Essa continua evolução continuará a acompanhar a raça humana, pois todo grupo precisa de um líder e de leis que os guiem para um viver sem muitos conflitos.
    Houve um tempo onde reinou o Estado Liberal. A palavra liberal diz pouco, não a tomemo-nos no seu sentido puro. Nesse estado a mulher não votava, os ricos eram muitos ricos e os pobres na miséria total. Liberal pelo fato de não haver leis que gerisse o coletivo. Todos buscavam seu modo de se enriquecer. Não havia recursos para obras básicas a população, o particular prevalecia. Como eram muitos os problemas causados por esse liberalismo, grupos e pessoas com mentes renovadas começam a propor novas regras. Assim, aos pouco, abre-se espaço para o Estado Social.
    No Estado Social a massa miserável começa a dispor de certo assistencialismo. O Estado passa a se preocupar com o coletivo. Ver-se obrigado a abrir novos postos de trabalho e auferir salários melhores, saúde, educação e informação. Estende-se o direito de votar e de ser votado. Os indivíduos são guiados por leis que os protegem quando tem direito e os punem em caso de ilícito.
    O Estado Socialista coloca nas mãos do Estado todos os meios de produção. A coletividade é dona dos meios. A difusão da burocracia aumenta, a produção cai comparando-a ao capitalismo, a corrupção nesse tipo de Estado chega às alturas, o totalitarismo faz dos governantes sanguinários déspotas.  
    O Estado é que nos assegura certas certezas. Na falta de uma constituição ou montados em um total liberalismo a vida humana anda por um caminho de dor, fome e sangue. Não somos bichos irracionais, quando guiados por leis, na falta, somos os piores seres do mundo. A história estar repleta de casos que não me deixa mentir.

    Obrigado pela sua atenção.

    Por: Luiz Carlos Marques Cardoso.



Sobre o Autor

Luiz Carlos M. Cardoso
Estudante de Ciências Contábeis.
Deixo aqui alguns textos frutos dos meus estudos.
Felicidades

Visite os Sites:
Índice:


Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/estado.php on line 134

Warning: include(../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/estado.php on line 134

Warning: include(): Failed opening '../ano.txt' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.3/share/pear') in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/blog/estado.php on line 134